E.E. Prof. Michel A. Alem







ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA PARA AS QUINTAS SÉRIES


A PEDAGOGIA EM AÇÃO:
leitura, escrita e arte são o foco de atenção



ASSEMBLÉIAS DE TURMA: 
o desafio da democracia participativa na escola







AÇÕES 2012

Iniciamos o ano com um projeto audacioso: reorganizar e transformar o espaço da biblioteca escolar em um espaço atrativo para os alunos e funcional para os professores que dela se utilizam para pesquisas e leituras e como suporte para suas aulas. Os professores apoiaram o projeto e nos deram o tempo suficiente para realizá-lo. Agora, quase concluído, estamos na expectativa de sua reinauguração. De comum acordo com a comunidade escolar, a Biblioteca receberá o nome da professora Silvia, que dela cuidou durante anos.

Em Geografia, no mês de abril, foi desenvolvida a oficina de cartografia, com uso de imagens e modelos tridimensionais para os alunos do primeiro ano de Ensino Médio. Este trabalho foi apresentado em formato pôster no evento do PIBID na Unicamp, no último dia 14, e também será apresentado no Encontro Nacional de Geografia - o ENG no próximo mês de julho.
Para a Educação Física está sendo organizado um projeto de ensino de xadrez para as aulas da professora Giselma.  O bolsista Eduardo, em colaboração com a bolsista Tamires (Escola Marasca), ambos sob orientação do Professor Roberto,  desenvolverão um projeto com o tema  Qualidade de Vida e que envolverá todos os segmentos da comunidade escolar.





Interação e colaboração

O professor Sidnei solicitou e as alunas bolsistas da licenciatura em Geografia organizaram sessões de estudo para que os alunos interessados em participar da Olimpíada de Geografia promovida pela Nacional Geography se preparassem para o exame.

Foram organizadas atividades baseadas nos conteúdos avaliados em provas anteriores, além dos alunos entraram em contato com edições passadas da Olimpíada para que conhecessem o tipo de exame que é proposto.

Além desta atividade, os bolsistas, em conjunto, também se propuseram a divulgar e prestar esclarecimentos sobre o vestibular da UNESP, para os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio. Isto aconteceu no final do mês de setembro e os questionamentos feitos pelos alunos demonstraram que um grande número deles não conhece os caminhos e possibilidades de ingresso e permanência de alunos na universidade pública, desconstruindo a ideia de que isto é impossível para alunos oriundos do sistema público.

Desde que iniciaram suas atividades os bolsistas, além da participação mais efetiva nas aulas de Educação Física e Geografia, estão tendo contato regular com o âmbito da gestão escolar e do trabalho pedagógico, participando de reuniões de HTPC, reunião de pais, além das conversas e trocas de experiências diárias com professores, coordenadores e alunos.

Site da Olimpíada de Geografia


**********************************************

JANEIRO DE 2012

            Apresentamos aqui nossas primeiras atividades como bolsistas PIBID no segundo semestre do ano de 2011. Foi um semestre dedicado aos estudos e à nossa inserção no ambiente escolar, iniciamos as nossas observações de aulas e reuniões, buscando desenvolver com a escola uma relação aberta que possibilitasse uma colaboração positiva em nossa formação e no trabalho da escola que nos recebeu. 

            Entre as atividades realizadas pelo grupo, gostaríamos de destacar a participação do grupo na Oficina de Formação, realizada em Bauru e que contou com a presença dos grupos PIBID de diversos campi da UNESP e envolveu algumas palestras, dinâmicas e apresentações culturais. Consideramos esta uma excelente oportunidade de socialização com o grupo de Rio Claro, e  de contato com os trabalhos realizados pelos grupos de outros campi, que já haviam iniciado o programa em 2009.

            Outro evento que o grupo participou foi o I Encontro de Grupos PIBID da UNESP Rio Claro, realizado no dia 12 de dezembro de 2011, no campus de nossa universidade, que envolveu uma palestra sobre as dificuldades da carreira docente que abordou as questões salariais, de saúde e comprometimento e um espaço de discussão com os outros grupos de Rio Claro sobre como o PIBID influenciou em nossa formação e os pontos positivos e dificuldades que encontramos.  Foi interessante ouvir dos grupos que iniciaram os trabalhos em 2009 como eles resolveram alguns problemas que o grupo de 2011 também encontrou.

            Destacamos também a realização da oficina de pedagogia de projetos com os professores da escola Michel Antonio Alem. A oficina aconteceu no dia 13 de dezembro de 2011 e foi ministrada pela Profª. Maria Antônia Ramos de Azevedo com apoio do grupo de bolsistas, contou com a participação de professores colaboradores do grupo, dos bolsistas dos outros grupo-escola  e de toda a equipe gestora e professores da instituição. Ao longo da oficina aconteceram discussões sobre a viabilidade da realização de projetos na escola, interdisciplinaridade, possíveis temas e possíveis relações entre as disciplinas e uma dinâmica sobre as problemáticas que a escola encontraria no desenvolvimento de tais projetos. A oficina foi um evento importante para o grupo, pois ao mesmo tempo que nos foi proporcionado um ótimo espaço de formação, tivemos uma oportunidade de ouvir a opinião dos professores sobre suas situações no dia-dia escolar, em um espaço diferente dos HTPCs observados.

            Destacamos que todas as ações realizadas em 2011 foram importantes para nossa formação enquanto grupo de trabalho e esperamos observar resultados delas na continuidade de nossos projetos em 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário