E.E. Prof. Odilon Corrêa

INCLUSÃO

Os desafios e as experiências do dia a dia





JULHO E AGOSTO DE 2012

OLIMPÍADAS NA ESCOLA

Promovendo a Interdisciplinaridade


O projeto "Olimpíadas na Escola" foi a primeira ação interdisciplinar realizada pelo PIBID na Escola Odilon, atingindo plenamente seus objetivos. Uma das estratégias foi a  construção de painéis relacionados às temáticas discutidas em sala de aula e que ficaram expostos durante o período de realização do projeto para que a comunidade escolar pudesse visualizar informações sobre o tema e compreender as relações estabelecidas pelas áreas de conhecimento. 
Houve participação ativa dos alunos e os bolsistas puderam vivenciar, juntamente com os professores da escola, a experiência de trabalhar uma temática de forma interdisciplinar, Os estudantes, por sua vez, tiveram a oportunidade de estudar o tema de forma integrada, sem as barreiras disciplinares.


   

PROJETOS EM 2012

Os bolsistas PIBID da área de Educação Física e Pedagogia estão colaborando com a Escola Odilon e, em especial com o Prof. Fernando, no desenvolvimento do projeto Olímpiadas.
As atividades envolvem, neste primeiro momento, o incentivo aos alunos para que participem da Olímpiada Estudantil e o treinamento em várias modalidades esportivas.
O projeto prevê, na sequência, o envolvimento de outras áreas de conhecimento na sistematização das informações e na discussão dos propósitos das Olímpiadas como grande evento esportivo mundial. A exemplo disto, os professores trabalharão com os aspectos históricos e geográficos e com a discussão de diversas temáticas, que envolvem desde política internacional, interesses econômicos, a globalização, passando pela saúde e qualidade de vida.
A intenção é explorar o tema em todas as possibilidades de sistematização, ampliação e organização de conhecimentos sobre o espaço mundial, a cultura, a economia e a sociedade, além da valorização do esporte como caminho para uma vida saudável e para a convivência saudável entre os seres humanos.

Outro foco de atenção tem sido a Sala Ambiente de Informática. Os bolsistas tem se empenhado na reestruturação deste espaço para que os professores possam utilizá-lo como ferramenta pedagógica.
Em outra área, a de Língua Portuguesa, o bolsista Joseano está envolvido na assessoria à professora Danúbia para o desenvolvimento de um projeto que visa ao aprimoramento da escrita entre os alunos de sexto ano. A professora, no trabalho com os conteúdos curriculares, irá desenvolver oficinas de escrita de textos, na tipologia relatos de experiência e, com a ajuda do Joseno,  pretende, ao final do projeto, organizar um livro com as histórias de vida relatadas pelos alunos. Será um grande desafio! Desejamos boa sorte à professora Danúbia e sucesso aos alunos na escrita dos seus textos.

Já a bolsista Kelcilene enfrenta o desafio de auxiliar o professor de Inglês na superação das barreiras com o aprendizado de uma língua estrangeira pelos alunos do sexto ano. Para isto, pensa trabalhar com jogos, um deles o dominó. O material didático irá auxliar os alunos na ampliação e memorização do vocabulário, começando pelo mais básico e introduzindo as dificuldades à medida em que os alunos vão dominando as fases. Pensa-se também na utilização da Sala Ambiente de Informática.



Consolidando espaços na escola

Demonstre a amizade para seus amigos e agradeça!


Os bolsistas PIBID que atuam na E.E. Prof. Odilon Corrêa, sob a supervisão do Prof. Fernando (Educação Física), já tiveram inúmeras oportunidades de vivenciar os espaços formativos oferecidos pela escola em conjunto com professores e direção.

A participação em reuniões e as conversas individuais com professores e com a direção apontam as possibilidades de realização de projetos de trabalho interdisciplinar, além de contribuir para se atingirem objetivos mais específicos, como redução da evasão e da retenção escolar.
No momento, o grupo de bolsistas, sob a supervisão do Prof. Fernando e dos professores orientadores na Universidade buscam identificar as temáticas que mais preocupam os educadores da unidade de ensino, para, então, coletivamente, apresentarem as ações para o próximo ano letivo.

O PIBID Odilon Corrêa, em conjunto com seus profissinais, e de acordo com o interesse de todos os segmentos: alunos, professores e gestores, pretende contribuir para que o trabalho educativo alcance os objetivos estabelecidos em seu Projeto Político Pedagógic


******************************************

JANEIRO DE 2012



Grupo Escola: EE. Odilon Corrêa
Alunos bolsistas: Ana Lívia, Irlla, Joseano, Kelcilene e Ricardo
 “Nós professores, estamos inseridos em um dos processos vitais para a humanidade: a Educação”. (Adriana Chaves)

O segundo semestre de 2011 foi marcado pela presença dos bolsistas PIBID na escola Odilon Correa, sendo cinco alunos, três da Educação Física e dois da Pedagogia, cursando suas respectivas licenciaturas, iniciando um projeto que a princípio possui dois anos de duração. Com um início agitado e com todos da escola, incluindo os próprios bolsistas, querendo saber qual seria o nosso verdadeiro papel na instituição, começamos a participar do dia-a-dia da escola.
Pensar na escola nos traz o pensar a educação do ponto de vista da relação entre teoria e prática, mas podemos explorar outra possibilidade de educação, pensar a educação do sentido da experiência. Segundo Bondía (2002), a experiência é tudo aquilo que nos passa, que nos acontece.
A escola é um espaço de socialização onde também é trabalhada a construção da identidade do indivíduo que reflete na constante vivência e interpretações de pensar a educação a partir do par experiência/ sentido.
Neste sentido, observamos aulas de todas as disciplinas e gradativamente fomos construindo um panorama sobre o contexto que é construído na escola por cada um de seus atores sociais. Participamos de atividades festivas, reuniões de planejamento, de pais, conselho de classe, HTPC, intervalos, palestras, projetos internos e até da formatura das oitavas séries.
Em todos estes espaços que a escola permitiu o nosso acesso, construímos e acumulamos saberes necessários à formação docente, e que só poderiam ser adquiridos de fato dentro da escola. Desta forma, ressaltamos como foi promissor o primeiro semestre do projeto PIBID e como estas primeiras participações foram essenciais.
Esta nossa participação foi muito importante para a nossa formação enquanto futuros professores, como entender o funcionamento de uma organização tão complexa que é a escola, incluindo seus problemas, suas dádivas, como conflitos eram solucionados, como projetos eram estruturados e como os pais daquela realidade acompanhavam a formação de seus filhos. Mas o que nos marcou mesmo foram os alunos. Eles absorvem influências de três lados, sendo a primeira da família e do grupo social que faz parte; a segunda provém dos professores que teve durante sua estadia na escola e a terceira grande influência provém de seus amigos ou parceiros.
O aluno aprende e recebe estas fortes influências por representações sociais, por imitações, por idealizações, etc. Estes três grandes fatores gerenciadores de influências são recebidos pelos alunos de forma natural, passando às vezes por despercebido e até mesmo invisível perante os olhos; fatores que são os que nos passa, o que nos acontece, são os elementos essenciais que auxiliam na construção da identidade do indivíduo e a escola está listada como a segunda grande influência na nossa construção da história de vida.
Por isso pensar a escola é ir além do espaço de sala de aula. O contato com os alunos sem dúvida foi um dos maiores frutos, a princípio, pois criamos uma relação cordial que tende a melhorar e facilitar nossos projetos na escola.
Portanto, este primeiro momento do projeto fez-se essencial para que no ano que se inicia possamos trabalhar juntos (Escola e Universidade) em um projeto com a cara da escola, que atenda suas características, necessidades e interesses, e de fato renda frutos para a educação como um todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário